Tratamentos para recuperação de dependentes químicos

Saiba qual é o tratamento ideal para você ou seu ente querido:

Consultas Individuais, Orientação Familiar, Tratamento Voluntário, Tratamento Domiciliar, Tratamento Dia, Resgate de emergência e Tratamento ambulatorial.

Tratamento ambulatorial

Indicado nos casos em que o indivíduo está em uso de entorpecentes, porém não tem a sua vida social, familiar e a sua saúde prejudicadas. Nesta modalidade o paciente pode ser assistido presencialmente em ambulatório, uma vez por semana, ou à distância. No atendimento à distância, o paciente recebe ligações de terapeutas e psicólogos e pode entrar em contato com a equipe se perceber necessidade.

Tratamento Dia

O paciente não é internado para receber o tratamento, permanecendo na instituição por 8 horas diárias e retornando à sua casa posteriormente. O dependente químico é submetido a atividades e terapias que promovem o resgate de valores, o seu bem estar e saúde. É indicado aos casos em que a permanência intensiva em clínicas e hospitais não têm resultado positivo ao paciente.

Internação Domiciliar

O tratamento é ‘casado’ entre a família e a rede de atenção básica da região e o paciente é acompanhado em seu ambiente domiciliar. A modalidade requer motivação do paciente e acolhimento familiar irrestrito, já que ele passará determinado período recluso na sua residência, podendo sair apenas acompanhado.

Internação Voluntária

A consciência e aceitação do problema são pressupostos para a adesão do paciente a essa modalidade. Na ocasião da internação, o indivíduo passa por entrevista motivacional, onde são explicados os aspectos positivos do tratamento e as regras internas são determinadas a ele e a sua família. O dependente químico recebe auxílio durante as crises de abstinência.

Orientação Familiar

O objetivo é auxiliar as pessoas que convivem com o paciente em seu espaço mais privado a lidar com os problemas decorrentes da dependência química, e é indicada na fase inicial do tratamento do dependente químico. Na prática, um profissional da psicologia busca promover mudanças na dinâmica familiar e no comportamento dos membros, a compreensão de cada um sobre o seu papel no processo de desintoxicação etc.

Internação Involuntária

Modalidade cabível nos casos em que o paciente perde o controle sobre seus atos e a capacidade de decidir pela abstenção e o tratamento. É necessariamente uma pessoa da família quem pode decidir e solicitar a internação do paciente em hospital psiquiátrico ou enfermaria. A instituição que recebe o paciente deve ser legalizada para ministrar tal intervenção, além de contar com médicos, enfermeiros e psicólogos registrados nos devidos conselhos regionais.

Consultas Individuais

Têm abordagem exclusiva ao dependente químico e caracterizam-se por encontros realizados em ambulatórios ou clínicas de profissionais da saúde, onde paciente tem a oportunidade de relatar seus problemas. Para que as consultas individuais aconteçam, é fundamental a determinação do dependente e sua família.

Resgate de emergência

Caracteriza-se pela remoção do paciente para uma unidade hospitalar ou instituição de internação. Para uma medida efetiva, é fundamental que a família seja ‘firme’ em sua decisão e que transmita irrestritamente as informações sobre o paciente à equipe de resgate (se é agressivo, se tem envolvimento com o tráfico, se utiliza de medicamentos etc). É importante que a família tenha informações sobre a idoneidade do trabalho desenvolvido pela empresa que pretende contratar.

Sobre Nós

Avenida Gregório Aversa, 430
São Carlos-SP

WhatsApp (11)99359-0929

contato@clinicasgrupogarcia.com.br

Seg-Sex: 08:00 - 18:00

Nossos Serviços

Entre em Contato

Ligue Agora

Entre em contato hoje mesmo!

Vivo (16)99732-1011

Claro (11)99359-0929

TIM (11)95476-7728